sábado, 26 de junho de 2010

CMMI - Todas as empresas já certificadas

Para quem tiver o interesse em pesquisar todas as empresas do mundo que já obtiveram a certificação CMMI, eu recomendo acessar o link oficial do SEI, onde será possível filtrar as empresas pelo ano da certificação, nível de maturidade e a versão do CMMI.

Acessem o link: http://sas.sei.cmu.edu/pars/pars.aspx

domingo, 20 de junho de 2010

SCAMPI - Avaliação CMMI nas empresas

Atualmente estou participando do processo de certificação do nível 3 na minha empresa. Faço parte do time que será entrevistado para as áreas de processo de Verificação e Validação. Após algumas entrevistas prévias (SCAMPI C e B), chegamos a entrevista final para a verificação se a empresa está ou não aderente a todos os processos do nível 3 do CMMI.
 
Recebi estes 2 vídeos da empresa avaliadora ISD, onde eles mostram a simulação das entrevistas do SCAMPI do CMMI.
 
Para quem nunca participou deste processo, é muito interessante verificar como o processo ocorre:


Entrevista com o Gerente de Projetos:




Entrevista com a Equipe:


Impressões do Brateste 2010

Fala Pessoal!
Infelizmente não pude estar em todo o Brateste da mesma forma que estive no CInTeQ em março. Devido a alguns problemas na empresa, só pude acompanhar 2 palestras do dia 16/06.
Consegui chegar no finzinho do coffee-break e visitei alguns stands, destacando entre eles o da HDI, que levou o robô de testes para o evento, o da Prime exibindo todo o processo de Integração Contínua, além dos stands da iTeste e Iterasys com os seus materiais sobre a formação e certificação em Teste de Software.
A 1ª palestra que assisti foi da dupla Aderson Bastos e Edson da Silva Guimarães, falando sobre a Freddom e os Testes Ágeis. Gostaria de agradecer mais uma vez ao Aderson pela a oportunidade de ir ao evento.
A palestra seguinte foi do meu professor do MBA, José Papo. Papo falou sobre " O papel e o perfil dos testers em projetos Ágeis" e como sempre falou muito bem sobre o fracassado modelo cascata que ainda é utilizado em grande parte das empresas nacionais de desenvolvimento de software.
Papo falou sobre algumas ferramentas e a sua palestra foi bem acompanhada por todos.
Percebi que o evento foi menos procurado do que o CInTeQ, mas também esteve muito bem organizado e com mais empresas divulgando os seus produtos. A escolha pelo Hotel Renaissance foi excelente, já que está localizado ao lado da Avenida Paulista e da Linha Verde do Metrô. Foi uma pena não ter podido acompanhar o evento 100%, mas espero estar lá no próximo ano.
Segue uma foto da apresentação do José Papo (Qualidade ruim, culpa do celular):




quarta-feira, 9 de junho de 2010

Brateste 2010

Quarta-feira quem vem começará o 3º Seminário Brasileiro de Teste de Software (BRATESTE), que ocorrerá no Hotel Renaissance, na Alameda Santos, 2233, em São Paulo.

Ainda restam vagas para a inscrição, através do site oficial: http://www.alats.org.br/Default.aspx?tabid=232

Provavelmente o Zarro Boogs found estará por lá e trarei a cobertura do evento aqui, da mesma forma de como ocorreu no CInTeQ.

terça-feira, 1 de junho de 2010