sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ferramentas para Testes

Fala galera,

Estou devendo este post há 4 meses para vocês. Com a correria do dia a dia, ele acabou esquecido dentro do meu caderno...

Em junho tive uma excelente aula com o Profº José Papo, falando sobre as PA´s de engenharia do nível 3 do CMMI (RD, TS, PI, VER, VAL).

Em sua última aula, Papo nos citou diversos exemplos de ferramentas para auxiliar os processos de PI, VER e VAL. São elas:
 
Gestão de teste
Ferramentas de automação de teste
Ferramentas de revisão manual de código
  • Crucible
  • Automated Code Review - Não encontrei o link.
Ferramentas de revisão automática de código
Apesar de nunca ter trabalhado com nenhuma delas efetivamente (apesar de possuir um bom feedback de várias delas), acredito que este post é uma boa dica para quem quer saber mais sobre ferramentas de teste, já que as dicas foram passadas por um especialista em Ferramentas ALM.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Palestra com o consultor Antonio Braga

Na noite do dia 29/09 tive a oportunidade de ter uma palestra "VIP" com o grande Antonio Braga, da Crest Consulting, que esteve na aula do meu MBA falando um pouco sobre o CMMI e a sua nova versão 1.3, que será lançada agora em novembro.

Antonio Braga - Crest Consulting
Em pouco mais de 1 hora, Braga deu um show para todos nós e tirou dúvidas importantíssimas em relação ao modelo. Fiz algumas anotações pertinentes e aproveito para compartilhá-las aqui no blog:


- Braga informou que apesar do lançamento da nova versão do CMMI, as empresas poderão utilizar a versão 1.2 para a realização dos SCAMPI até novembro de 2011.


- Braga contou um causo muito engraçado que aconteceu com ele na China, quando ele esteve por lá para avaliar uma empresa. Esta empresa simplesmente havia “alugado” um projeto com todos os seus envolvidos de uma outra, com a esperança de obter a certificação CMMI. Em determinado momento da avaliação, Braga percebeu que não havia evidências do processo naquela empresa em questão e que os envolvidos estavam completamente perdidos! Após descobrir a tramóia chinesa, Braga soube que o governo chinês paga 70 mil dólares para cada empresa certificada em CMMI. Logicamente que a empresa não foi certificada e o Braga é quase que uma “persona non grata” na China!


- Braga já participou de avaliações em diversos países, além do Brasil: Portugal, EUA, Reino Unido e China.


Por fim, Braga passou o ponto fraco de cada uma das PA´s para os níveis 2 e 3 e a melhor solução para cada um deles:

  • REQM: SP1.4 - A melhor ferramenta para atender esta SP é o Enterprise Architect (EA), que é mais barata que as suas concorrentes da IBM e da Borland, além de ser mais completa.
  • PP: SP1.4 - A melhor técnica de estimativa é o FPA (Ponto de função).
             SP2.4 - Prever recursos materiais, além do humano.
  • PMC: SP1.1 - Utilizar os 3 pilares para monitorar: Esforço, custo e prazo.
  • MA: SP1.1 - Associar o indicador com o objetivo da organizaçã.
              SP1.2 - Especificar as medições.

Braga afirma que deve-se estabelecer e manter estes pontos ao menos 1 vez por ano.

  • CM: SP3.2 - Auditar as baselines criadas (organizacionais). Verificar se os produtos de trabalho estão com as versões corretas de acordo com o baseline organizacional.
  • SAM: SP2.2 - Monitorar a forma que o fornecedor desenvolve o produto.
  • OPF: SP3.4 - Além de gerar, também analisar as lições aprendidas e verificar se estas podem ser implementadas no projeto.
  • OPD: SP1.6 - Não havia na versão 1.1 do CMMI. Definir o padrão dos equipamentos de trabalho (ambiente padrão para a empresa.
  • OT: SP1.1 - Estabelecer uma estratégia para o treinamento, para a empresa não perder dinheiro. Criar um plano tático de treinamento para 5 anos.
              SP2.3 - Análise do retorno do treinamento. Entre o intervalo de 3 a 6 meses após ele ser aplicado, é possível verificar a eficácia do treinamento.

  • DAR: SP1.1 - Formalizar as decisões tomadas.

Ao final da palestra, Braga respondeu a seguinte dúvida de um colega de classe:


“A minha empresa não tem processo, o que fazer primeiro? Começar a escrevê-los ou chamar uma consultoria primeiro?”


Segundo Braga, os seguintes passos devem ser realizados, em conjunto com um consultor:


- Definir uma pessoa para fazer parte do grupo de EPG da empresa e começar a definição dos processos. Esta pessoa deverá ser a com mais conhecimento na empresa;

- Definir as áreas de PP e PMC;

- Definir a área de PPQA

- Definir a área de REQM.

Ao final da palestra, em pouco mais de 1 hora, Braga deixou uma imagem positiva para toda a sala, além destas grandes dicas e observações!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Encontro de Outubro - ALATS/SP

Ontem estive presente no encontro de Outubro realizado pela ALATS, na Torre Norte do WTC, no auditório da Microsoft.

Este foi o primeiro encontro realizado pela nova diretoria da associação, dirigida pelo Edson Guimarães.

O encontro que teve as suas inscrições esgotadas, teve uma abstenção muito grande, talvez motivada pelo trânsito em São Paulo.

O encontro começou com a apresentação do Edson, que falou um pouco de como será o trabalho da nova diretoria e anunciou as suas expectativas para os futuros encontros.

Edson Guimarães (ALATS) abre o evento

A primeira palestra da noite foi por conta do pessoal da empresa Freeddom, representada pelo Carlos e pela Aline

Aline e a apresentação da Freeddom.
O tema da palestra foi "Testes ágeis na prática", mas sem entrar na questão da metodologia ágil de desenvolvimento. O principal case da Freeddom é o "Oi pago" e eles atuam no segmento de pagamentos pelo celular.

Carlos citou que a maior base de conhecimento da Freeddom é a equipe de testes, pois além de conhecer o sistema, eles também detêm a regra de negócio.

A apresentação exibiu algumas fotos da infraestrutura da empresa, inclusive demonstrando como é feito o "pareamento", quando o desenvolvedor está junto ao tester na frente do micro.

Após o intervalo para o café, foi a vez da palestra com o José Papo, meu professor do MBA e novo contratado pela Microsoft para trabalhar com o Visual Studio 2010.

José Papo e o Visual Studio 2010.


O tema da palestra foi desmistificar o "O fim do "mas na minha máquina funciona" - Melhorando a colaboração na equipe", apresentando o novo Visual Studio 2010.

Papo começou a palestra apresentando alguns slides sobre o Visual Studio e exibindo algumas particularidades.

Papo também recomendou 2 interessantes livros:

- Os segredos da Microsoft, lançado em 1996 e que mostra todo o negócio da Microsoft, inclusive que eles já utilizavam desenvolvimento ágil desde aquela época. Este livro já está esgotado e pode ser encontrado em sebos.

- Show Stopper, que aborda a construção do Windows NT e que contém algumas curiosidades. Este livro ainda não foi traduzido para o português.

Segundo Papo, a versão 2010 da ferramenta da Microsoft foca a qualidade no processo de desenvolvimento, diferente das versões 2005 e 2008, que abordavam a construção.

Após mais alguns slides, tivemos uma apresentação da ferramenta, com direito a execução de um teste manual e logo depois sendo facilmente automatizado pela ferramenta. Pelo o que vi, a ferramenta tem tudo para ser a líder no mercado de ALM (Ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida de aplicações).

O evento terminou com algumas dúvidas da platéia sobre a ferramenta e com a promessa feita pelo Edson, que no mês que vem teremos um novo encontro.

Aguardaremos!

abraços

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nova versão do CMMI já está no forno!

O SEI lançou um espaço exclusivo em seu site com as informações a respeito da nova versão 1.3 do CMMI.

Segundo o SEI, a nova versão será lançada no dia 1º de novembro.
 
Para acompanhar as últimas novidades sobre a nova versão do modelo, acesse o link: CMMI Information Center - http://www.sei.cmu.edu/cmmi/tools/cmmiv1-3/

Amanhã traremos a cobertura do encontro de outubro da ALATS!

abraços 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estamos no Twitter!

Agora o Zarro Boogs found faz parte do Twitter!

http://www.twitter.com/blogzarroboogs

Através do Twitter iremos divulgar as atualizações do blog, notícias sobre a área e vagas de emprego!

Siga-nos!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Encontro Mensal ALATS - 19 de Outubro

Após alguns meses sem eventos para a Capital, a diretoria regional da ALATS de São Paulo volta a organizar um evento para a comunidade dos testadores.

No dia 19 de outubro teremos o encontro de Outubro da ALATS, que será realizado na Microsoft. O evento irá começar às 18h30 e irá até às 21 hrs.

Segue o cronograma do evento:

Testes em Metodologias Ágeis

18:30 as 19:00 - Credenciamento
19:00 as 19:10 - Abertura - Edson Guimarães (Diretor Regional da ALATS em SP)
19:10 as 19:50 -
Case Freeddom - Carlos Leite
19:50 as 20:20 - Coffee
20:20 as 21:00 -
O fim do "Mas na minha maquina funciona!" - Melhorando a colaboração e a produtividade de testers e desenvolvedores. - Jose Papo (Microsoft)

As inscrições estão encerradas e o Zarro Boogs irá trazer os destaques do evento!