quinta-feira, 26 de maio de 2011

Testar em múltiplas versões do Firefox


Da mesma forma que ocorre com o Internet Explorer (e que foi publicado aqui), é possível instalar todas as versões lançadas do Mozilla Firefox para efetuar testes de sistemas web. A instalação do programa é bem simples e permite ao usuário selecionar desde a versão 2 até a futura versão 5, que está na fase beta.

Ainda de brinde são instaladas as extensões Firebug, Web Developer e Nightly Tester Tools, que são de grande valia no momento dos testes.

Faça o download do Mozilla Firefox Collection.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Testar em múltiplas versões do Internet Explorer


Para quem testa aplicações em ambiente web, este programa é essencial: Ele instala todas as versões do Internet Explorer já lançadas até hoje, desde a 1 até a 9. No momento da instalação você pode informar quais versões quer instalar.

IE Collection é um software que não pode faltar no ambiente de teste de um testador.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Bug é o “Gol” do Analista de Teste!

Costumo brincar com os meus colegas de profissão que estou colecionando todos os meus bugs abertos em “carreira” na busca pelo milésimo bug! hehehe

Existe uma discussão muito grande sobre o real objetivo do Analista de Teste. Focar somente em encontrar defeitos? Buscar a qualidade através da falta de bugs?

Não querendo entrar no mérito desta discussão, vejo o bug registrado como um gol marcado pelo Analista de Teste. Nas equipes que já trabalhei, sempre houve esse conceito. Nas discussões do almoço, sempre aparecem às histórias dos projetos “bugados”, do recorde de bugs detectados em um dia e etc.

Estou atuando em um projeto grande atualmente, de um novo sistema de ERP da empresa onde trabalho e hoje registrei o 100º bug encontrado durante a fase de Teste.

De 2007 até 2010 registrei quase 300 bugs na empresa onde trabalhava, inclusive tendo participado de um projeto que após 1 ano de desenvolvimento alcançou o incrível número de 333 bugs.

Ou seja, estou chegando à casa dos 400 bugs, em 4 anos de carreira de Testes, com uma incrível média de 100 bugs por ano!

Romário, me aguarde! Hahahaha

E vocês, o que pensam sobre isto? Veem o bug como um “gol”?

terça-feira, 10 de maio de 2011

Contribuição para a comunidade TestLink

Tenho contribuído com a Comunidade TestLink desde o lançamento da versão 1.9.0. Percebi que havia muitos campos e botões não traduzidos para o português e passei a traduzi-los, primeiramente para o uso interno na empresa, mas logo depois resolvi disponibilizar o arquivo de tradução para que ele fosse atualizado nas novas versões do TestLink.

Em fevereiro efetuei a abertura do Bug 4220 contendo as traduções faltantes da versão 1.9.0, e que foi disponibilizada para os usuários com o lançamento da versão 1.9.2 do TestLink em março. Agora abri o Bug 4448 contendo as atualizações dos campos e botões não traduzidos da versão 1.9.2 e que será disponibilizado na versão 1.9.3 (ainda sem data de lançamento).

Para verificar o arquivo atualizado por mim, basta acessar a pasta /testlink/locale/pt_BR e editar o arquivo strings.txt.

É muito importante contribuir com estes projetos open source, principalmente quando utilizamos estes softwares em nosso dia a dia e percebemos que existem pontos a serem melhorados.

Estou no aguardo do lançamento da versão 1.9.3 para abrir alguns bugs relacionados ao layout e operacional do TestLink.

abraços!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ferramenta para reprodução de Bugs

Acredito que muitos testadores sofrem no momento de gerar evidências de bugs para a equipe de desenvolvimento.
Sempre utilizei prints de tela, mas em alguns casos era necessário criar um vídeo exibindo o passo a passo. Para este caso comecei a utilizar o CamStudio. Um ponto negativo para a utilização desta ferramenta era o tamanho final dos arquivos .AVI, que quase sempre eram gerados com um tamanho absurdo, ficando inviável o seu envio por e-mail e que por muitas vezes estourava o limite máximo para ser anexado nas ferramentas de bugtracker (Bugzilla, Mantis, TestLink).

Há 2 semanas conheci o Wink, que é um software para criação de tutoriais e apresentações, mas que pode ser muito bem utilizado pela equipe de teste. O Wink é leve e trabalha printando frame por frame. É possível editar cada frame, adicionando áudio, balões de texto, URL e até mesmo imagens. O Wink gera um arquivo em formato Flash (SWF), mas que também pode ser gerado em PDF, EXE e HTML.
Recomendo a utilização do aplicativo e tenho certeza que ele facilitará a vida dos testadores!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Erro ao instalar o VirtualBox

Fui surpreendido na semana passada ao tentar instalar o VirtualBox em meu servidor de testes. Qualquer versão do instalador que era executada retornava a mesma mensagem de erro:

Installation failed! Error: O sistema não pode encontrar o caminho especificado.


Mensagem de erro ao executar o instalador

Efetuei uma longa busca pelo Google para tentar solucionar este erro, porém a procura foi em vão. Algumas pessoas tiveram outros tipos de problemas, com diferentes mensagens de erro, mas nada parecido com o erro acima.

Resolvi então tentar executar o arquivo pelo Prompt de Comando e tentar incluir a sintaxe de “Help” após o nome do arquivo, para verificar se o programa retornava alguma solução. Eis que consegui a solução do meu problema:

Comando "Help" executado

O instalador do VirtualBox abriu uma tela com alguns parâmetros para serem utilizados pela linha de comando:

Parâmetros de linha de comando

Então executei o comando:

VirtualBox-4.0.4-70112-Win.exe –extract –path C:/VirtualBox

Este comando executou a extração dos arquivos do executável para a pasta VirtualBox. Nesta pasta, foi possível encontrar os seguintes arquivos:


Arquivos extraídos

Executei a instalação através do arquivo VirtualBox-4.0.4-r70112-MultiArch_x86.msi e tudo ocorreu conforme o esperado!

Fica a dica!


Abraços e até a próxima!