sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Parabéns para nós! 35 anos do Teste de Software!

Fala galera!

Ontem comemoramos o 35º aniversário do Teste de Software, data em homenagem ao lançamento do livro The Art of Software Testing, por Glenford J. Myers, em 20/02/1979!
E junto as comemorações, tivemos o evento Test Birthday, conforme eu havia adiantado na última postagem.
Confesso que esperava um pouco mais do evento e acredito que o pouco tempo reservado para as palestras foi o fator determinante para isto. 
A palestra inicial, do Fernando Ruano, a respeito de Fases x Tipos x Técnicas de Teste trouxe os conceitos iniciais sobre o Teste de Software e foi bem aproveitada por quem nunca havia ouvido falar sobre o assunto.
Fernando colocou um ponto bem bacana, sobre a criação de uma métrica de QA, onde seriam medidos quantos bugs poderiam ter sido evitados na fase de testes, caso o desenvolvedor tivesse realizado o teste unitário corretamente. Gostei e pretendo aplicar esta métrica futuramente na minha área, pois sofremos muito com erros primários e que seriam evitados com o mínimo possível de teste unitário.
Na sequência tivemos a palestra do Robson Agapito, com o tema Iniciando com RSpec + Selenium Webdriver. Apesar do pouco tempo, consegui absorver algumas informações pertinentes sobre o assunto, já que a minha área de QA ainda não possui testes automatizados e estamos muito suscetíveis a encarar o Selenium com Ruby!
O Robson disponibilizou o material de exemplo da palestra em seu GitHub.
Por fim, tivemos a palestra do Eduardo de Souza, com o tema Automação de Testes do SAP usando Selenium RC. Não gostei, já que o foco ficou muito em cima do SAP e pouco no Selenium. Devido ao tempo já estourado, o palestrante foi obrigado a correr com os últimos slides, o que prejudicou muito a sua apresentação.
Acabei não vendo a Mesa Redonda, pois tinha um longo caminho de metrô até em casa.
Sobre o local, a Impacta me decepcionou, confesso que esperava muito mais do local, devido ao seu nome no mercado. Instalações precárias e um ar condicionado extremamente frio, deixaram muitas pessoas desconfortáveis no auditório.
Por fim, recebi hoje o meu certificado do evento, muito bom!
Certificado de Participação no Test Birthday!
Bom, é isso. Espero que os eventos da área de QA voltem com tudo em 2014, pois precisamos e muito disto. Parabéns aos idealizadores!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Test Birthday - 35 anos do Teste de Software

Fala galera!

A comunidade Testadores, com apoio da Faculdade Impacta Tecnologia e da Iterasys vão realizar um evento em comemoração pelo 35º ano da publicação do livro "The Art of Software Testing" de Glenford Myers, que marca o início do Teste de Software!

O evento será realizado na Faculdade Impacta de Tecnologia, situada a Rua Arabé, 71, próximo a estação de Metrô Santa Cruz em São Paulo/SP e contará com transmissão ao vivo pela Internet (Tela e áudio dos palestrantes)

Data: 20/02/2014 (Quinta-feira)

Agenda:
18:30: Credenciamento
19:00: Abertura - A Importância da "Arte de Testar Software" - José Correia - Testadores.com/Iterasys
19:15: Fases x Tipos x Técnicas de Teste - Fernando Ruano - Testadores.com/IBM
19:45: Iniciando com RSpec + Selenium Webdriver - Robson Agapito - Testadores.com/Locaweb
20:30: Intervalo / Coffee Break (Café e bolachas cedidos e servidos dentro do auditório pela Faculdade Impacta de Tecnologia).
20:45: Automação de Testes do SAP usando Selenium RC - blog Qualidade de Software
21:30: Mesa Redonda
22:15: Encerramento

Capacidade:
100 participantes presenciais
100 participantes online

Inscrição: Doação de R$ 10,00 para a entidade beneficente Associação Cristã Feminina do Brasil que realiza diversas ações sociais. Detalhes do processo de doação serão fornecidos aos inscritos.

Faça a sua Inscrição AQUI.

Já fiz a minha inscrição e estarei por lá com a minha equipe ;)

Parabéns aos idealizadores por promoverem mais um evento dedicado em São Paulo!

Até lá!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Copa do Mundo de Testes de Software 2014!

Fala galera!

Recebi por e-mail nesta semana o convite para a Copa do Mundo de Testes de Software 2014!


Assim como ocorre na Copa do Mundo de Futebol, teremos as famosas eliminatórias (qualificação), divididas pelos seguintes continentes: Europa, Ásia, África, Oceania, Américas do Sul e Norte.

A fase de qualificação será online, onde os times (de 1 até 4 pessoas) se classificarão para a final, que ocorrerá durante o Agile Testing Days, no mês de Novembro em Postdam, na Alemanha.

Em breve serão divulgados os detalhes sobre a fase de qualificação.

Não perca tempo e se pré-inscreva na competição: Software Testing World Cup 2014

Boa sorte a todos!

Abraços